Google lança sistema operacional

O velho rumor se tornou verdade com o anúncio do Google Chrome OS, um sistema operacional composto de uma distribuição Linux minimalista, do Google Chrome e do Google Gears (post abaixo). A idéia é criar um sistema opensource baseado em aplicações web, usando o Google Gears para permitir que sejam acessadas offline (a necessidade de conexão sempre foi o ponto fraco das aplicações web).

O novo sistema do Google pode ameaçar a concorrência seriamente. Baseado na cloud computing, ele deixa toda a carga de processamento nos servidores da aplicação, o que permite que o sistema do pinguim modificado use pouco processador. Com isso, poderão surgir netbooks com hardware muito mais básico do que hoje, com preços realmente reduzidos (cá entre nós, os mininotes são “mini” em tudo, menos no preço). O processador simples também traria grandes tempos de duração da bateria. Tempos de boot também seriam mínimos, o que pode trazer encrencas para o inchado Windows 7.  Outra vantagem é que a sincronização das aplicações web offline com a nuvem ocorre de modo totalmente automático e fácil. Tente usar o Gears e veja se não funciona bem. Assim como o Android, o Google anunciou um gerenciador de janelas feito do zero, possivelmente visando um desempenho superior.

O grande problema dos SOs atuais é que eles são difíceis de usar. Windows, Mac e Linux não são intuitivos para os leigos. Um SO do Google pode resolver isso? Eu pessoalmente acredito que, com a marca do Google, tudo fica mais fácil. Seria essa a chave para o Linux no desktop? A verdade é que o Windows foi feito em uma época que não existia web, para ser monousuário. O Linux sempre foi pensado para a rede, para múltiplos usuários. Um efeito disso é que o Windows se mostra muito inseguro na web, sujeito a vírus e outras pragas. O fato do Google Chrome OS rodar na nuvem traz uma vantagem, que é não precisar mais de backups, ou você acha que sabe fazer backup melhor que o Google? É esperar para ver.

Anúncios

0 Responses to “Google lança sistema operacional”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: