Kubuntu Jaunty e o KDE 4.2

Com meu novo Ubuntu Jaunty instalado (pelo upgrade automático), resolvi conferir os aplicativos e as novidades do sistema (análise aqui). Eu tenho o KDE 4 instalado junto com o GNOME. Instalei ele quando usava o Hardy. Era a versão 4.0 que, devo não dava para usar. Clicar em qualquer coisa resultava em 10 bugs e no plasma morrendo. No Intrepid, a versão 4.1 se comportou bem melhor, mas com muitos bugs ainda.

Agora, vamos ao que interessa: Jaunty e o KDE 4.2. A nova versão é bem mais estável, funcionando sem encrencas. O sistema está mais bonito. Aquele visual copiado do Vista foi substituído por um visual muito mais clean. Não tenho dúvidas que as distros com o KDE4.2 são os sistema operacionais mais bonitos do mundo (sim, mais que o Vista e o Mac OS X). O menu K está mais intuitivo e conta com a pesquisa integrada, que facilita muito a navegação entre os menus. O sistema ficou bem mais leve também, com um plasma mais eficiente. Os efeitos visuais estão melhores, incluindo até mesmo o cubo (antes exclusivo do Compiz). Ressalvas? sim. Os efeitos no KDE4 pesam mais que o Compiz. No meu GNOME com Compiz, o Nexuiz roda perfeitamente. No meu KDE, com as mesmas configurações visuais, o jogo apresenta lags. Creio que desabilitar os efeitos resolva o problema. Minha impressão final é positiva e creio que a equipe do KDE esteja próxima de superar o saudoso KDE3.5.

1 Response to “Kubuntu Jaunty e o KDE 4.2”


  1. 1 Mauro 1 de setembro de 2010 às 15:50

    Como voce ativou os efeitos 3d no kde4? Eu instalei esta semana o kde4 no meu ubuntu e estou quebrando a cabeça para descobrir onde ativa ou instala estes efeitos.
    Caso respondas pode me mandar o link da resposta por e-mail ( prof_maurod@yahoo.com.br ) eu volto aqui e te agradeço e te twitto tambem ok?
    PAZ


Deixe um comentário

