Sidux

O Sidux é uma distribuição Linux voltada aos usuários mais experientes. O sistema é baseado no Debian Sid (instável) e usa o KDE 3.5 (migrando para o KDE 4 em breve). Como o repositório do Sid sofre mudanças constantes, qualquer update pode levar a uma catástrofe. Para contornar esse problema, o Sidux usa um sistema de atualizações baseado no script sxmi, que permite atualizar o sistema de forma segura e adicionar drivers gráficos, entre outras operações. Todas as atualizações são feitas via dist-upgrade, pois o apt-get upgrade tradicional não consegue acompanhar as mudanças constantes do Debian Sid.

Um dos pontos fortes da distro é o desempenho, que é realmente assustador. O Sidux Control Center (scc) é um formidável painel de controle, facilitando operações como ativação/desativação de serviços e instalação de um novo kernel.

O processo de update do sistema é feito no scc. Após baixar os pacotes, o usuário deve sair do modo gráfico (ctrl+alt+f1 e usar o comando /etc/init.d/kdm stop) e usar o comando smxi (todos os comandos citados devem ser executados como root), que irá guiá-lo durante a instalação dos pacotes. Usuários com uma experiência mediana com Linux não terão dificuldades. Um ponto negativo no processo é o excesso de perguntas feitas ao usuário. Apesar de todas serem relativamente simples, isso exige que você fique acompanhando o processo (nada de cafézinho…)

– Pontos Fortes: Desempenho, pacotes atuais.

– Pontos Fracos: Exige conhecimentos medianos de Linux.

Baixe o Sidux em sidux.com

Sidux

Anúncios

0 Responses to “Sidux”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: